sexta-feira, 30 de abril de 2010

Semana boa / Jadson André


E aí Galera, blz?

Esta semana foi marcada por ondas pequenas mas com boa formação, que manteve a galera na água todos os dias, e só hoje deu uma baixada legal.Alguns momentos em determinados dias foram de boa qualidade, com boas ondas no Pico na maré baixa, e nas valas da Brava e do Atoleiro com a maré enchendo.
Lá no WCT em Imbituba o show ficou por conta do potiguar Jadson André(foto), que fez a mala dos melhores do mundo e não deixando dúvidas cada vez que entrava na água, venceu e convenceu.Contrariando todos que dizem que o primeiro ano no WCT é de aprendizado e que o cara não vai muito longe nas etapas(já tinha mostrado potencial nas etapas da Austrália), o magrelo destruiu tudo e está na quarta colocação do ranking na terceira etapa do ano, bom hein??Ele mostra que o negócio é estar bem treinado e principalmente "focado".Eu assisti a todas as baterias e todas as vzs em que ele aparecia no vídeo fora da água, era possível ver sua expressão de super-concentrado, tipo Mick Fanning no ano de seu primeiro título mundial.Parabéns moleque, e continue no "foco" !!
Por aqui o fim de semana promete ser de marolas e talvez melhore um pouco no Domingo na parte da tarde.
Abç e "good vibes" pra todos.

Edson Fylyk

(foto: ASP Covered Images)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Tubarão 2


E aí Galera, blz?
O caso do tubarão ficou bem polêmico, e a julgar pelos comentários feitos aqui no blog e as centenas de e-mails que recebi, as opniões estão divididas, mas a grande maioria apoiando o que foi feito pelos pescadores.
Acho que fui mal interpretado, pois em nenhum momento apoiei ou fiz parte de caçada ao tubarão.Eu apenas tive a sorte de fazer a foto no único momento do dia em que estive na beira da praia.Não fui contrário ao que fizeram com o bicho, pois se relatos mostram que ele já estava rodando bem na beira pelo menos dois antes, que dizer que ele estavase fixando por ali por ter encontrado algum alimento, e por ali podia ficar quanto tempo mais? E se num belo dia ele não acha o que comer e ataca alguém?
Na foto acima, não dá pra ver, mas tinham 3 crianças brincando na beira da água, não mais de 10 metros do bicho e foram alertadas por nós pra sairem correndo.
Também não tenho nada contra o IAP ou qualquer pessoa que trabalhe lá, apenas transcrevi o que as pessoas que estavam lá no momento da caçada ao bicho relataram.Todos revoltados não com a tentativa de impedir a caçada e sim com a maneira e as frases usadas pela pessoa que representava a entidade naquele momento(que nem sei quem é).Coisas como " ... devia vir um Tsunami aqui e matar todos estes pescadores mortos de fome de Matinhos..." e outras impublicáveis.
Como disse antes, eu nem lá estava, a única coisa que fiz com rapidez foi colocar meu boletim no ar com o aviso de perigo, pois em um sábado com calor e marolas, certamente muita gente poderia entrar na água sem saber de nada.Tanto que só fiquei sabendo que tinham abatido o bicho no início da noite, pois eu tenho mais o que fazer.
Tenho mais de 3.000 pessoas em um só dia acessando minhas informações e meu papel é este.
Qto às poucas pessoas(2 ou 3) que me classificaram como "idiota" e etc... espero que tenham personalidade(ou capacidade) suficiente pra vir me falar ao vivo, pois escrever na internet hoje em dia "qualquer um" consegue.
Obrigado e desculpem se não agradei a todos.

Boas ondas

Edson Fylyk

domingo, 18 de abril de 2010

Ondas bem menores que o Tubarão!!


E aí Galera Surfjá, blz?
Depois de quase 34 anos surfando aqui no Paraná, tive a oportunidade de presenciar um fato que a gente julgava impossível em nossas praias, um tubarão que parecia ter pouco mais de 1 metro e meio(só parecia) que ficou rodando o dia todo o Pico de Matinhos.Em alguns momentos ele ficava bem na beira da praia com pouco mais de meio metro de água, e parecia um pouco desorientado e em outros momentos bem ativo e esperto. Alguns relatos, citam o fato que já fazia uns 3 dias que o "bicho" estava rodeando a região.
Quando cheguei na beira pra fazer as fotos do boletim na hora do almoço, tava o maior tumulto, a galera toda fora da água, e achei que alguém tava tirando onda e havia soltado um boato.Logo que encontrei o experiente surfista das antigas, o José Bento "Boné" e ele me confirmou o fato dizendo que estava na água e viu o "bicho" , eu botei fé e ficamos ali conversando sobre o fato, quando pra minha surpresa vi o tubarão muito na beira, coisa de menos de 10 metros da areia seca onde brincavam 3 crianças que logo foram alertadas pra se afastar.Consegui fazer uma foto rapidamente pois logo o "bicho" afundou e não permitia ser visto.Pena eu não estar com minha melhor máquina, pois a que eu usava não tem muito zoom e resolução, mas ficou o registro.
O Surfjá foi o primeiro meio de comunicação a colocar o fato pra conhecimento público, mais uma vez saindo na frente.
No restante do dia os pescadores locais tentaram caçar o "bicho" de várias formas, com redes reforçadas, arpões, etc... e pouco depois do meio da tarde conseguiram, mas foram ameaçados por uma "pessoa" do IAP(que acho que não tinha nada mais útil pra fazer) e tiveram que fugir e se esconder o "bicho".
Gostaria de saber se esta pessoa iria assumir a responsabilidade se tivessem deixado o tubarão vivo e rodando por ali pra atacar alguém no mesmo dia ou no dia seguinte, pois com este calor e o mar calmo, tinha e tem muitos banhistas na água.
No mais foi realmente um dia inusitado, em que o "bicho" era bem maior que as fracas marolas que entravam nas nossas praias, pois fora da água os pescadores constataram que ele tinha mais de 3 metros.

Abç e "cuidado com as canelas" qdo estiverem na água, ha!ha!ha!

Edson Fylyk

terça-feira, 13 de abril de 2010

Desta vez o swell entrou!


E aí Galera Surfjá, td certo?

A semana passada ficou marcada por tragédias, tristezas, alegrias, muita remada....
Tragédias e tristezas aconteceram no Rio de Janeiro, e por aqui muita alegria e remada.
Pelo menos o swell que encostou no Sul e no Sudeste do Brasil fez a alegria dos privilegiados que escolheram o surf como seu esporte, e mesmo aqueles que só desceram a serra no final de semana.Todo mundo tem uma história pra contar e alguns umas "estórias" , mas o importante é que o mar sacudiu as praias e formou ondas intensas.Quem pegou, pegou!!
O careca nove vzs campeão do mundo aprontou de novo, pois mesmo com o tornozelo machucado, ele venceu mais uma vez o tradicional canpeonato de Bells Beach na Austrália.Foi a quarta vez que ele balança aquele sino.Slater é Slater!! Agora ele encostou no líder Taj Burrow e a briga pelo caneco este ano vai ser boa.A próxima batalha vai ser aqui no Brasil e começa dia 23/04 em Santa "e bela" Catarina.
É isto, abç !!

Edson Fylyk

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A semana promete!!


E aí Galera, blz?

Esta semana promete ser boa de surf por aqui, pois hoje já rolou um surf maneiro em várias valas entre o Atoleiro e a Brava, com algumas ondas com um pouco mais de 2 pés e abrindo bem.Achei uma valinha maneira no Atoleiro(foto) que deu pra tirar a zica! A ondulação está encostando.
Durante a semana pode rolar um surf de qualidade em todo nosso litoral, com destaque pra tarde de quarta e a quinta-feira toda, pois a previsão é boa.
Está acontecendo a etapa de Bells Beach do WCT c/ link na capa do Surfjá, não deixe de assitir, e hoje tá rolando o round 2, a repescagem.
Fiquem ligados nos boletins do Surfjá e avisem os amigos, pois o surf vai rolar!!

Edson Fylyk